A Ofqual pesquisa regular diferencia entre previsibilidade “boa” e “ruim” no contexto de 2021
O artigo que a Ofqual publicou hoje (quinta-feira, 3 de dezembro) pesquisas sobre a previsibilidade dos exames no contexto de 2021 exames. Ele analisa os fatores que influenciam o quão previsíveis os papéis do exame são e distingue entre previsibilidade “boa” e “ruim”.
Ofqual também publicou um artigo de pesquisa de parceiro sobre opcionalidade de exames. Este examina o uso de questões e tópicos opcionais nos exames.
Algumas partes interessadas sugeriram o uso de maior previsibilidade e opcionalidade em exames de nível A e GCSE para ajudar a abordar o impacto que a pandemia de coronavírus (COVID-19) teve na educação.

A pesquisa sobre previsibilidade sugere que deve-se tomar cuidado ao alterar o formato dos exames, para não reduzir excessivamente a familiaridade dos alunos com eles. Embora os tópicos do exame ou questões que são muito previsíveis incentivem o aprendizado por memorização, um certo nível de familiaridade é útil para que os alunos possam se preparar e não se distraiam com as características superficiais das questões. A familiaridade também ajuda a reduzir a ansiedade do aluno. No contexto da pandemia, dar aos alunos mais – em vez de menos – certeza sobre o formato e o conteúdo dos exames ajudará os alunos a mostrar o que sabem e podem fazer.
A pesquisa do Ofqual, no entanto, que analisou artigos anteriores, sugere que a opcionalidade poderia ser menos útil em 2021. A pesquisa mostra que a diferença de dificuldade entre as diferentes rotas opcionais por meio de provas de exame e as qualificações podem variar amplamente, em alguns casos, até uma nota . As diferenças de dificuldade geralmente podem ser gerenciadas por meio de processos como o uso de marcação e / ou ajuste dos limites de nível. Mas quanto mais opcionalidade houver, mais desafiador pode ser fazer isso e mais estranhos os papéis se tornam para os alunos
Nossa pesquisa sugere que a previsibilidade pode ser útil para os alunos na forma de familiaridade com os tópicos e – principalmente – com a estrutura das questões. Pode ajudar a reduzir a ansiedade do exame. É útil saber isso no contexto de 2021 exames, mas não é uma panacéia. Devemos ter certeza de que os exames não são tão previsíveis a ponto de se tornarem simplesmente exercícios de memória. Os alunos ainda devem ter uma experiência de aprendizado envolvente e o desafio de um verdadeiro teste.
A opcionalidade pode parecer uma perspectiva atraente, mas nossa pesquisa mostra que pode prejudicar os próprios alunos que pretendemos ajudar. Embora as opções possam dar a alguns alunos confiança nos exames, elas podem aumentar a pressão sobre outros alunos que podem se preocupar em escolher a opção “errada” ou querer mudar de ideia no meio do caminho.
Reguladora chefe interina, Dame Glenys Stacey
O Ofqual está considerando opcionalidade e previsibilidade, em conjunto com outras medidas que podem ser tomadas para ajudar a tornar os exames menos intimidantes para os alunos.
Fonte – www.gov.uk
More Stories
Rádio Mais Brazil recebe a cantora brasileira Alcione em Londres
Francisco, El Hombre dá entrevista exclusiva em rádio brasileira em Londres
Resumao da tarde: Noticias do Brasil e do Mundo