Mais de 407.000 famílias se beneficiarão de conexões novas ou melhoradas com serviços de água potável e saneamento.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um empréstimo de US $ 100 milhões para financiar projetos de água potável, saneamento e tratamento de águas residuais na área metropolitana de Belém, no estado do Pará, Brasil.
O empréstimo faz parte do Projeto de Desenvolvimento do Saneamento do Pará (PRODESAN), que terá aporte de US $ 25 milhões do estado do Pará, num total de US $ 125 milhões.
O objetivo do programa é melhorar as condições de saúde da população da Região Metropolitana de Belém, especificamente dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. A iniciativa beneficiará cerca de 407.000 famílias com conexões novas ou aprimoradas de água potável, esgoto sanitário e serviços de tratamento de águas residuais.

Para atingir esse objetivo, o programa financiará obras de infraestrutura para abastecimento de água potável, ampliação de esgotamento sanitário e construção de uma estação de tratamento de esgoto. Da mesma forma, o projeto busca melhorar a eficiência operacional dos serviços de abastecimento de água prestados pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), por meio da modernização de seus sistemas de produção e rede de distribuição para reduzir perdas e aumentar a eficiência energética. Além disso, a iniciativa apoiará o fortalecimento institucional da empresa por meio de programas de melhoria operacional, comercial e de gestão de ativos.
O programa também inclui o desenvolvimento e implementação de um plano de inovação e transformação digital para o COSANPA, juntamente com uma política de gênero interna e externa.
Este projeto está alinhado com a Visão 2025 do Grupo BID, que prioriza a inclusão social e igualdade, produtividade e inovação, integração econômica e resiliência às mudanças climáticas. O empréstimo tem prazo de desembolso de 5 anos, com amortização de 25 anos e carência de 5,5 anos. A taxa de juros é baseada na LIBOR.
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento se dedica a melhorar vidas. Estabelecido em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. O BID também realiza pesquisas de ponta e fornece assessoria política, assistência técnica e treinamento a clientes dos setores público e privado em toda a região.
More Stories
Francisco, El Hombre dá entrevista exclusiva em rádio brasileira em Londres
Resumao da tarde: Noticias do Brasil e do Mundo
Espera de entrevista para visto norte-americano chega a 354 dias em SP